Logística: entenda o que é e quais são os tipos de serviço.

Logística: entenda o que é e quais são os tipos de serviço.

Logística é processo geral de gerenciamento de como os recursos são adquiridos, armazenados e transportados até seu destino final, e pode ser a receita mais eficaz de sucesso de uma marca. Se você tem uma loja ou ainda pretende ter, é indispensável pensar em uma logística que não manche a imagem de sua marca. Para isso, é importante ter uma logística bem formada, de maneira que todo o processo de compra do seu cliente seja um sucesso. sso porque, quando o cliente recebe a compra dentro do tempo combinado (quanto mais rápido melhor), e não tem nenhum problema com o produto, as chances do consumidor voltar a comprar com a marca aumenta. Mesmo que o preço esteja mais alto que na concorrência, você ainda tem chance de sair na frente, pois o cliente já comprou em sua empresa uma vez e não teve nenhum problema. Isso tudo é resultado logística que funcionou. Portanto, essa é a importância de contar com uma administração planejada e eficiente. A seguir, entenda o que é o serviços, quais os tipos e como escolher o melhor para o seu negócio.

O que é logística?

Logística é a administração planejada da armazenagem e estoque, transporte e demais operações que têm o objetivo de tornar eficiente o processo de compra de um cliente, desde seu princípio (quando fecha a venda), até a entrega do produto no endereço combinado. Você pode optar por organizar a logística própria ou contratar uma empresa especializada para isso. Existem diversas empresas que se especializam em prestar serviços de logística para outras, já que é algo não tão fácil de se fazer, o que acaba incentivando os empresários a terceirizar o serviço e contratar uma empresa já com experiência no mercado.

Como funciona?

Para funcionar, a logística se baseia em duas etapas: Armazenagem e transporte. Na armazenagem está incluso tudo que está relacionado ao estoque e processo de recebimento e separação do pedido. O transporte está encarregado de entregar o pedido no endereço combinado com o cliente.

Armazenagem (estoque)

A armazenagem está responsável por praticamente todo o processo de logística. Desde o pedido até o processo de postagem do produto nos Correios ou transportadora combinada. Geralmente, a ordem de trabalho é assim: Atendimento do cliente (caso não seja um processo automático, como por exemplo um e-commerce), separação e embalagem do pedido, geração da nota fiscal e postagem do produto para que seja iniciada o processo de entrega. Além disso, a área também está encarregada pelo controle de estoque, geralmente através de softwares que facilitam esse processo.

Transporte dos produtos

O transporte dos produtos é extremamente importante para que uma empresa ganhe a confiança de seus clientes. Antes de tudo, para decidir qual a melhor empresa para confiar as entregas é recomendado pesquisar e verificar a reputação das prestadoras do serviço.

Quais são as empresas de logística e como escolher?

Há várias opções no mercado. A mais conhecida é o Correios, mas também há as transportadoras que costumam cobrar um preço e ainda oferecerem uma entrega mais rápida (o que pode deixar seus clientes mais satisfeitos). Antes de tudo, é necessário decidir a área de atuação. Municipal, estadual, nacional ou internacional. Caso seja municipal, estadual ou nacional, será mais fácil encontrar uma transportadora, já que precisará apenas de uma empresa que tenha veículos terrestres a sua disposição, como por exemplo moto, carro ou caminhão de transporte. Agora, se fizer entregas internacionais, será necessário ter uma empresa que conte com uma frota de aviões e/ou navios. O ideal é que você ofereça pelo menos 2 opções de transporte para o seu cliente. Uma delas pode ser o Correios, pois diversas pessoas preferem escolher uma opção que já conhecem. A outra deve ser uma transportadora, por ser mais eficiente que o Correios em questão de valor e tempo de entrega. Fonte: JORNAL DCI https://www.dci.com.br/servicos/logistica/18742/

Deixe um comentário